Sobre a Sweez

Falar que a Sweez trabalha com pães e cafés especiais é uma grande verdade. É a essência do que nós fazemos e nos dedicamos todos os dias, mas não conta toda nossa história. Na verdade, é preciso muito mais.

Nosso Propósito

Todos os dias nós trabalhamos pensando em servir o melhor café e produzir os melhores pães e doces. A atenção e o carinho especial ao que se produz foram itens que sempre estiveram presentes na vida de nossos chefs.

A Sweez, desde seu começo, se propôs a ser uma empresa diferente, que entrega muito mais do que um produto de qualidade e um serviço atencioso: ela se propõe a entregar uma experiência única de conexão, seja através de nossos produtos, artesanais e não industriais, ou seja com nossos fornecedores, produtores locais que entendem a importância do consumo consciente.

Do produtor à cozinha e da cozinha até você. Queremos criar um novo senso de comunidade, a Comunidade Sweez.

Sobre os Chefs

Ariel Lettieri

Aos 14 anos lançou-se profissionalmente no mercado de Confeitaria por toda Argentina. Desde jovem, seu desejo era trabalhar nos melhores lugares e com os melhores Chefs, onde pudesse aprender e aprimorar suas técnicas. Ariel passou por renomados hotéis e restaurantes como o hotel Intercontinental. Atuou também no hotel El Viejo Molino e Lhao Lhao, na Patagônia.

No ano de 2003, seguiu rumo à Espanha para assumir o cargo de chef pâtissier e boulanger do hotel cinco-estrelas GL Rey Juan Carlos I e o Palau de Congressos de Catalunha, localizado em Barcelona.

Ainda na Espanha, em Sitges trabalhou no renomado Restaurante Maricel onde permaneceu por dois anos, em 2006 foi para a cidade de Marbella (Espanha) onde atuou na filial espanhola da mais famosa e prestigiada confeitaria do mundo, a Lenôtre Paris onde chefiou por mais dois anos. Após esses anos de Lenôtre Espanha, retornou a Buenos Aires para trabalhar como chef professor confeiteiro no Instituto Internacional de Artes Culinárias Mausi Sebess, considerada a melhor escola de gastronomia do país, lá conheceu Stéphanie. Em 2010, Ariel é convidado para retornar a Lênotre, dessa vez em Plaisir, na França. Lá era responsável pelo doces e demais itens de confeitaria e padaria que eram distribuídos para as diversas lojas parisienses.

Em março de 2012, foi chamado pelo chef Roland Villard para fazer parte da equipe da premiada gastronomia do Sofitel Rio de Janeiro Copacabana, onde permaneceu por três anos, comandando a confeitaria e padaria de todo o hotel, incluindo o famoso Restaurante Le Pré Catelan.

Um dos pontos de destaque ao longo da carreira de Ariel foi a participação em alguns dos mais importantes concursos de confeitaria na Europa, entre eles a Copa de Confeitaria da Espanha, em 2007, onde ganhou o segundo lugar na categoria “Açúcar Artístico e Confeitaria”, com votação dada por um júri de peso, formado por nomes como Paco Torreblanca, Carles Mampel, Ramon Morato e Jacob Torreblanca. Ainda em 2007, Ariel ficou em 4º lugar no “Festival International Des Arts Gourmands”, na categoria “Açúcar Artístico”. Dentre os jurados estavam Stéphane Klein, um dos maiores escultores em açúcar do mundo, Christophe Michalak campeão do mundo de Pâtisserie e Gilbert Ponee, um dos fundadores da escola Lenôtre.

No Brasil, competindo pelo Sofitel Copacabana, ganhou o Prêmio Guia 4rodas de melhor Croissant e melhor Café da manhã do Rio de Janeiro, competindo com grandes hotéis como Fasano e Copacabana Palace, nesta época o restaurante Le Pré Catelan ganhou a estrela Michelin (o prêmio máximo da gastronomia mundial).

Sweez Ariel Lettieri
Sweez Stephanie Calderaro Lettieri

Stéphanie CALDERARO Lettieri

A Londrinense de 31 anos cresceu na cozinha, misturando ingredientes e inventando receitas ao lado da sua mãe na confeitaria da família. Sempre incentivada a transformar sua paixão em profissão, e ainda muito jovem, passou por todos os setores da confeitaria, aprendendo desde cedo como tudo funciona, acompanhou de perto a paixão de sua mãe pelos alimentos e a gratidão pelos clientes.

Em 2007, largou as faculdades de Nutrição e Administração, seu trabalho como promoter de eventos e seguiu para a Buenos Aires, Argentina em busca de mais conhecimento. Lá, estudou na melhor escola da Latino América, a Mausi Sebess. Se formou como Chef Profissional de Cozinha Internacional, além de pós-graduação em Buffet e Eventos e Administração de empreendimentos Alimentícios. Se formou com honras e foi convidada a dar aulas na escola. Foi nesta época que conheceu Ariel, seu marido e companheiro de profissão.

Em busca de mais conhecimento, foi morar na Europa, onde permaneceu durante três anos. Inicialmente, na Espanha, fez estágios no prestigiado Restaurante Maricel situado em Sitges. Em seguida, partiu para a Inglaterra, onde estagiou com o famoso Chef David Kelman e depois seguiu para a França e estagiou ao lado de Dominique Dubray Chef da Lenôtre Paris Champs Élysées.

Em 2012, paralelo aos trabalhos, Stéphanie decide criar um blog junto com sua mãe, para dividir ideias, lugares e receitas, o La·Mère Gastronomie, ativo até hoje. No ano seguinte, nasce Milena e é quando o casal se dá conta de que precisa de uma cidade melhor para a família.

NOVA SWEEZ

Depois de três anos residindo no Rio de Janeiro, Ariel e Stéphanie embarcam para a Serra Gaúcha afim de conhecer os locais reconhecidos por serem a Europa brasileira. Assim, conhecem Caxias do Sul, que encanta o jovem casal. Em busca das raízes italianas, em 2015 o casal se muda para a cidade com a finalidade de abrir um negócio próprio e encontra a Sweez de portas abertas.

Após um período de transição no ano de 2016, com a saída final dos antigos proprietários que o casal consegue dar à casa uma nova identidade, a Nova Sweez. Com uma carreira construída nas pâtisseries e boulangeries francesas e restaurantes europeus, que valorizam a comida artesanal, produtos orgânicos, fornecedores locais e sabores naturais, Ariel e Stéphanie incorporam estes valores à Nova Sweez.

sweez

Parceiros

Conheça as parcerias que ajudam a Sweez a entregar as melhores experiências.
Quer fazer parte? Encaminhe uma mensagem na nossa área de contato.